Pular para o conteúdo principal

'Invisível', novo caça Sukhoi Su-57 toma forma e chega em 2019

Agora é oficial. O protótipo PAK FA (ex-T-50) ganhou a sua denominação oficial de Sukhoi Su-57, de acordo com a imprensa russa. A notícia foi divulgada após a montagem do nono protótipo de quinta geração do novo caça, que deve ver a luz do dia com produção em série em 2019.


Sputnik

A expectativa é que a United Aircraft Corporation, responsável pelo grupo de empresas que constrói aeronaves russas – incluindo a Sukhoi e a MiG – entregue o primeiro lote com 12 caças Su-57 em dois anos. Todavia, há ainda a dependência de testes com o novo motor Izdeliye-30, que serão realizados no fim deste ano.


Sukhoi PAK FA, conhecido também como T-50
Sukhoi PAK-FA, conhecido também por T-50 © AP Photo/ Misha Japaridze

Herdado do Su-27 Flanker, o motor é uma atualização mais potente e eficiente em relação ao Izdeliye-117, permitindo que o novo caça possa voar acima da velocidade do som de forma constante. Ao atingir a marca de Mach 2, o Su-57 vai ultrapassar o Mach 1.6 (cerca de 2.000 km/h) do modelo anterior.

O projeto do Su-57 é muito aguardado, por ser a resposta definitiva da Rússia aos mais recentes caças dos Estados Unidos – o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II. Ele vem a substituir dois aviões lendários das forças russas: o MiG-29 e o Su-27. Recentemente exibido em Moscou, o novo Su-35 é um modelo intermediário, ao passo que o Su-57 é um modelo totalmente novo.

De acordo com a mídia especializada, o Su-57 tem um projeto semelhante ao F-22, com uma fuselagem de desenho furtivo – invisível aos radares. A diferença principal se dá pelo fato do jato russo possuir saídas vetoráveis com pós-combustor de formato cilíndrico, ao contrário dos aviões norte-americanos.

Anteriormente, o projeto do Su-57 era conhecido como T-50. Ele chegou a ser oferecido pelos russos ao Brasil, à época das negociações para a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Contudo, a proposta acabou derrotada e o país escolheu o sueco Gripen.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curtis P-36 na FAB

Em meados da década de 30, o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos - USAAC solicitou a realização de uma concorrência nacional com o objetivo de efetuar a substituição dos veteranos caças Boeing P-26 "Peashooter" em suas unidades de combate. Por Aparecido Camazano Alamino Participaram do evento inúmeros concorrentes, porém os projetos da Indústria Seversky, com o seu Seversky P-35, e o da Curtiss-Wright Corporation, denominado de Curtiss P-36, foram escolhidos como os finalistas. Após as rigorosas avaliações realizadas pela Aviação do Exército Americano, o Curtiss P-36 foi a aeronave escolhida. Curtis P-36 Hawk | Reprodução Em julho de 1937, as primeiras unidades de caça do USAAC começaram a operar o novo caça, que também despertou o interesse de várias nações como a França, que iniciou a sua montagem sob licença, e a Inglaterra. O enorme desenvolvimento dos caças no início da Segunda Guerra Mundial, praticamente ofuscou o P-36, que já saiu praticamente ultrap...

FMA IA 58 Pucará

O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: «Fortaleza») é um avião bimotor turboélice de combate ligeiro, desenvolvido e fabricado pela Fabrica Militar de Aviones da Argentina, na década de 1970.  Wikipedia É projetado para operar em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio à forças terrestres, combate anti-helicópteros e missões de contra-insurgência. FMA IA 58 Pucará Foi utilizado na Guerra das Malvinas. Desenvolvimento Nos anos 1960, a Guerra do Vietnã demonstrou que aeronaves de ataque ao solo convencional não eram eficientes no combate aos guerrilheiros vietcongs. Assim, a indústria de aeronaves militares mundial iniciou o desenvolvimento de diversos projetos para atender essa necessidade. Em 1966, a Dirección Nacional de Fabricación e Investigación Aeronáutica (DINFIA), estabeleceu parâmetros para o desenvolvimento de uma aeronave de ataque leve. Assim surgiu o projeto AX-2. Para acelerar a construção, a DINFIA utilizou o projeto do IA 50 Guaraní I...

JF-17 Thunder - o trovão paquistanês

Após mais de duas décadas envolvida com o desenvolvimento de um caça em parceria com a China, a Força Aérea do Paquistão (PAF) colocou em serviço, em 2010, o caça multifunção JF-17Thunder. Rudnei Dias da Cunha | Revista Força Aérea Desde sua independência em 1947, o Paquistão se envolveu em duas guerras com o seu vizinho e tradicional rival na região, a Índia, em 1965 e em 1971. Em ambas, o Paquistão sofreu com a sua dependência de material bélico norte-americano, o que chega a causar certa estranheza, uma vez que o Paquistão era aliado dos EUA na região e membro de duas organizações de defesa, a CEATO e a SENTO. Na guerra de 1965, o principal caça empregado pela PAF era o F-86F Sabre; na guerra de 1971, a PAF era dotada dos avançados F-104G Starfighter. Como ambos os caças eram de fabricação norte-americana, a necessidade de manter abertas as linhas de surpimento para os mesmos era o calcanhar de aquiles da PAR; e, em ambas as guerras, os EUA, de imediato, impuseram sanções e est...