Pular para o conteúdo principal

'Invisível', novo caça Sukhoi Su-57 toma forma e chega em 2019

Agora é oficial. O protótipo PAK FA (ex-T-50) ganhou a sua denominação oficial de Sukhoi Su-57, de acordo com a imprensa russa. A notícia foi divulgada após a montagem do nono protótipo de quinta geração do novo caça, que deve ver a luz do dia com produção em série em 2019.


Sputnik

A expectativa é que a United Aircraft Corporation, responsável pelo grupo de empresas que constrói aeronaves russas – incluindo a Sukhoi e a MiG – entregue o primeiro lote com 12 caças Su-57 em dois anos. Todavia, há ainda a dependência de testes com o novo motor Izdeliye-30, que serão realizados no fim deste ano.


Sukhoi PAK FA, conhecido também como T-50
Sukhoi PAK-FA, conhecido também por T-50 © AP Photo/ Misha Japaridze

Herdado do Su-27 Flanker, o motor é uma atualização mais potente e eficiente em relação ao Izdeliye-117, permitindo que o novo caça possa voar acima da velocidade do som de forma constante. Ao atingir a marca de Mach 2, o Su-57 vai ultrapassar o Mach 1.6 (cerca de 2.000 km/h) do modelo anterior.

O projeto do Su-57 é muito aguardado, por ser a resposta definitiva da Rússia aos mais recentes caças dos Estados Unidos – o F-22 Raptor e o F-35 Lightning II. Ele vem a substituir dois aviões lendários das forças russas: o MiG-29 e o Su-27. Recentemente exibido em Moscou, o novo Su-35 é um modelo intermediário, ao passo que o Su-57 é um modelo totalmente novo.

De acordo com a mídia especializada, o Su-57 tem um projeto semelhante ao F-22, com uma fuselagem de desenho furtivo – invisível aos radares. A diferença principal se dá pelo fato do jato russo possuir saídas vetoráveis com pós-combustor de formato cilíndrico, ao contrário dos aviões norte-americanos.

Anteriormente, o projeto do Su-57 era conhecido como T-50. Ele chegou a ser oferecido pelos russos ao Brasil, à época das negociações para a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Contudo, a proposta acabou derrotada e o país escolheu o sueco Gripen.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FMA IA 58 Pucará

O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: «Fortaleza») é um avião bimotor turboélice de combate ligeiro, desenvolvido e fabricado pela Fabrica Militar de Aviones da Argentina, na década de 1970.  Wikipedia É projetado para operar em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio à forças terrestres, combate anti-helicópteros e missões de contra-insurgência. FMA IA 58 Pucará Foi utilizado na Guerra das Malvinas. Desenvolvimento Nos anos 1960, a Guerra do Vietnã demonstrou que aeronaves de ataque ao solo convencional não eram eficientes no combate aos guerrilheiros vietcongs. Assim, a indústria de aeronaves militares mundial iniciou o desenvolvimento de diversos projetos para atender essa necessidade. Em 1966, a Dirección Nacional de Fabricación e Investigación Aeronáutica (DINFIA), estabeleceu parâmetros para o desenvolvimento de uma aeronave de ataque leve. Assim surgiu o projeto AX-2. Para acelerar a construção, a DINFIA utilizou o projeto do IA 50 Guaraní II co

North American F-86 Sabre

F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de 1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15. Wikipedia Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo. F-86 Sabre Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e varian

Mídia dos EUA revela caça russo que 'aterroriza OTAN'

A edição norte-americana National Interest destacou as aeronaves mais legendárias da época soviética, apontando para o MiG-15, MiG-21, MiG-25 e MiG-29. Contudo, segundo o autor do artigo, Robert Farley, o caça Su-27 é o melhor de todos. Sputnik Os caças russos Su-27 assustam a OTAN, assinalou a edição . De acordo com o jornal, o Su-27 foi desenvolvido levando em consideração as capacidades do F-15. Sendo assim, o caça russo é comparável ao norte-americano em termos de velocidade e armamento.  Sukhoi Su-27 | Reprodução O caça russo foi projetado para conquistar a supremacia no céu, contudo, a aeronave conseguiu demonstrar a flexibilidade na realização de intercepções e ataques contra alvos terrestres, aponta o autor do artigo, acrescentando que, ao longo de sua história, o caça russo adquiriu várias modificações para cumprir diferentes missões, preservando, assim, sua universalidade. Segundo National Interest, as capacidades do Su-27 são impressionantes. O caça atinge velocidade