Pular para o conteúdo principal

Os F-86 da RAF

Pouca gente sabe e a história se encarregou de esquecer, mas a RAF usou o F-86 por pouco tempo e por pura necessidade.


Por Giordani | Cavok

Em 1948, o governo canadense decidiu reequipar a RCAF (Royal Canadian Air Force – Real Força Aérea Canadense) com o F-86 Sabre e a Canadair foi contratada para produzi-los sob licença em solo canadense.


Um lote inicial de 10 aeronaves foi encomendado para verificação do ferramental, mas com a eclosão da Guerra da Coréia, o pedido mudou para um lote de produção de 100 aeronaves.

A Canadair construiu sua unidade de produção para fabricar todos os componentes com equipamentos relacionados, obtidos de outros fornecedores canadenses e o Sabre produzido localmente recebeu a designação de projeto CL-13.

A Canadair produziu seis versões do CL-13 Sabre. O Sabre Mk.1 era essencialmente o mesmo que o F-86A da USAF. Ele tinha um turbojato General Electric J47-GE-13 de 2.300 kg de empuxo. O Sabre Mk.2 tinha o mesmo motor, embora após as primeiras 20 aeronaves terem sido produzidas, o restante da produção foi distinguido por ter controles servo-assistidos e um profundor “todo móvel”.

O Mk 3 foi o primeiro dos Sabres canadenses a usar o turbojato Avro Canada Orenda (Orenda 3 com empuxo de 2.700 kg). O Mk.4 manteve o motor da General Electric e foi destinado para a RAF e depois foi transferido para outras forças aéreas.

Em meados de 1952, o Sabre Mk.4 entrou em produção com o primeiro a voar no dia 28 de agosto de 1952. Além de algumas pequenas alterações estruturais e de sistemas, incluindo melhor ar condicionado e mira, o Mk 2 e o Mk 4 eram idênticos. Dos 438 Mk.4 construídos, aproximadamente 70 foram usados temporariamente pela RCAF. Os outros Sabre 4 foram diretamente para a RAF sob um programa de ajuda mútua, equipando 11 esquadrões da RAF. A maioria serviu na Alemanha Ocidental com a OTAN, com dois esquadrões sendo baseados no Reino Unido como parte da RAF Fighter Command. O Sabre Mk.4 serviu com a RAF até meados de 1956, quando foi substituído pelo Hawker Hunter.

Os sobreviventes foram reformados no Reino Unido e entregues à USAF (que financiou essas aeronaves) que, por sua vez, as repassou para outros membros da OTAN.

Os Sabres com a RAF

Não é amplamente conhecido, mas o Sabre da Canadair serviu com a Royal Air Force por um breve período. Durante o início da década de 1950, os Sabres da RCAF eram na verdade os únicos caças de asa enflechada disponíveis para a defesa da Europa Ocidental. Naquela época, a Real Força Aérea ainda estava voando com Gloster Meteor e DeHavilland Vampire, enquanto esperava que o Supermarine Swift e o Hawker Hunter atingissem o status de produção.

No início de 1953, a RAF decidiu, com alguma relutância, adquirir o Sabre para preencher a lacuna. Os Estados Unidos ajudaram a financiar 430 caças Sabre Mk 2 e Mk 4 para a RAF.

A Grã-Bretanha obteve três Mk 2 em outubro de 1952. Estes foram emprestados em preparação para a entrega de nada menos que 428 Sabre Mk 4. As entregas continuaram de dezembro de 1952 a dezembro de 1953.

Os aviões foram destinados para uso na Alemanha como parte das obrigações da Grã-Bretanha para com a OTAN.

A RAF manteve os números de marca da Canadair, mas os transformou no estilo britânico como F.2 e F.4.

O primeiro Esquadrão da RAF a receber o Sabre foi o Esquadrão Nº 67, que entrou em operação em maio de 1953. Em dezembro, o Esquadrão Nº 66 tornou-se a primeira unidade Sabre de Comando de Caça da RAF. Os Esquadrões Táticos da Força Aérea RAF 3, 4, 20, 26, 67, 71, 93, 112, 130 e 234 foram reequipados com o CF-86 e foram baseados na Alemanha. Os Esquadrões de Comando de Caça 66 e 92 permaneceram na Inglaterra com seus Sabres.

O RAF Sabre XB982 (o 773º Sabre fabricado pela Canadair) foi usado como teste para o motor Bristol Siddeley Orpheus 801 em 1958. Se esse motor estivesse disponível mais cedo, o motor Orpheus poderia ter sido adotado para o Sabre da RAF, mas a essa altura o Sabre já havia chegado ao fim da linha e aeronaves mais avançadas já estavam entrando em serviço.

O serviço do Sabre com a RAF foi bastante breve, sendo a aeronave vista apenas como um tipo provisório (tampão). Em junho de 1956, todos os Sabres da RAF baseados na Alemanha haviam sido substituídos. Os antigos Sabres da RAF foram então transferidos para outras forças aéreas europeias; a Itália recebeu 180 aeronaves e a Iugoslávia 121.

Entre 1956 e 1958, 302 ex-RAF Sabres foram devolvidos à USAF. Estes aviões foram designados F-86E(M) para fins de manutenção de registros, onde o M significava “Modificado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FMA IA 58 Pucará

O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: «Fortaleza») é um avião bimotor turboélice de combate ligeiro, desenvolvido e fabricado pela Fabrica Militar de Aviones da Argentina, na década de 1970.  Wikipedia É projetado para operar em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio à forças terrestres, combate anti-helicópteros e missões de contra-insurgência. FMA IA 58 Pucará Foi utilizado na Guerra das Malvinas. Desenvolvimento Nos anos 1960, a Guerra do Vietnã demonstrou que aeronaves de ataque ao solo convencional não eram eficientes no combate aos guerrilheiros vietcongs. Assim, a indústria de aeronaves militares mundial iniciou o desenvolvimento de diversos projetos para atender essa necessidade. Em 1966, a Dirección Nacional de Fabricación e Investigación Aeronáutica (DINFIA), estabeleceu parâmetros para o desenvolvimento de uma aeronave de ataque leve. Assim surgiu o projeto AX-2. Para acelerar a construção, a DINFIA utilizou o projeto do IA 50 Guaraní II co

North American F-86 Sabre

F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de 1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15. Wikipedia Apesar de no final de 1950 já não ser um avião de primeira linha, manteve-se no ativo durante mais de quatro décadas até 1994, quando finalmente a Força Aérea da Bolívia o retirou do ativo. F-86 Sabre Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Foi construído em grandes quantidades nos Estados Unidos, no Canadá, Itália e Japão, em várias das suas versões e varian

Mídia dos EUA revela caça russo que 'aterroriza OTAN'

A edição norte-americana National Interest destacou as aeronaves mais legendárias da época soviética, apontando para o MiG-15, MiG-21, MiG-25 e MiG-29. Contudo, segundo o autor do artigo, Robert Farley, o caça Su-27 é o melhor de todos. Sputnik Os caças russos Su-27 assustam a OTAN, assinalou a edição . De acordo com o jornal, o Su-27 foi desenvolvido levando em consideração as capacidades do F-15. Sendo assim, o caça russo é comparável ao norte-americano em termos de velocidade e armamento.  Sukhoi Su-27 | Reprodução O caça russo foi projetado para conquistar a supremacia no céu, contudo, a aeronave conseguiu demonstrar a flexibilidade na realização de intercepções e ataques contra alvos terrestres, aponta o autor do artigo, acrescentando que, ao longo de sua história, o caça russo adquiriu várias modificações para cumprir diferentes missões, preservando, assim, sua universalidade. Segundo National Interest, as capacidades do Su-27 são impressionantes. O caça atinge velocidade